segunda-feira, 11 de março de 2013

Visual no trabalho: o que adotar e o que não adotar!


Cabelo: As empresas estão mais abertas em relação aos penteados masculinos, mas deve-se atentar ao grau de recato que a profissão exige. Se você circula em ambientes formais, restrinja-se aos cortes curtos; caso sua área permita, libere cachos e comprimentos mais longos. E nada de juba desgrenhada ou engordurada: O cabelo deve estar sempre bem cortado e limpo!


Pele: Cara de bebê pode não abrir portas, mas pele maltratada é vista como sinal de desleixo, afirmam os especialistas. Oleosidade, acne, pelo encravado e foliculite são péssimos cartões de apresentação, especialmente para quem precisa lidar com público. Existem inúmeras opções de produtos e tratamentos para amenizar esses problemas. Não há mais desculpas para um homem exibir uma cara brilhante ou espinhuda.


Tatuagens: Exibir desenhos corporais é hoje tão normal no mundo corporativo quanto usar relógio. Em certos cargos, porém, os desenhos podem comprometer a imagem de seriedade do profissional. “Braços como gibis podem ser aceitáveis num personal trainer, mas não num alto executivo. Tatuagens expostas o tempo todo – como nas mãos e no pescoço – podem atrapalhar uma contratação.


Barba:  Cara lavada é atributo pouco exigido nas seleções, mas refreie sua vontade de exibir pelagem facial à la ZZ Top. O estilo de barba que não vê lâmina há três dias, além de ser tendência, dá ares de informalidade que caem bem em áreas como publicidade e design, por exemplo. Seja qual for o tamanho da barba, ela deve ser aparada regularmente. Aspecto de náufrago é proibido, ressalta Rudney Pereira Jr., da Stanton Chase International.


Perfume: Usar uma boa fragrância passa uma imagem de cuidado pessoal, limpeza e sofisticação. Mas se, por um lado, ser reconhecido como um cara perfumado não conta pontos no seu currículo, por outro lado tomar banho de perfume acaba com sua reputação. O uso excessivo no ambiente de trabalho é reclamação constante nas empresas. Está em dúvida se é apropriado passar colônia ao se preparar para uma reunião? Não passe! Na hora de escolher a fragrância, opte pelas mais frescas, apropriadas para uso diurno - o complemento “sport” no nome dá uma boa pista. Reserve os perfumes densos e encorpados para a balada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário