Atualmente barbear-se não é mais como na época dos nossos pais e avós, quando no barbeiro, ou mesmo em casa, os homens tinham mais cuidado com a barba. Era, como se falava antigamente, "uma ciência" que todo homem aprendia quando chegava à adolescência. Hoje em dia a preocupação com uma barba bem feita diminuiu muito, mesmo com o crescimento do uso de cosméticos para cabelo, pele e até unhas. Um fato que é bem contraditório, já que a barba bem feita tem bem mais impacto no visual! É por isso que a Rebualf criou essa lista para quem sempre quis aprender, mas não tinha quem ensinasse! Confira nossa lista e faça o teste!
1 - Econômico e ecologicamente correto, largar os barbeadores
descartáveis é um bom investimento! Atualmente existe uma gama de opções
de barbeadores e navalhas de qualidade sendo produzidos,
principalmente, na Europa e Estados unidos. Devido ao grande número de
opções existe também muita variedade em design. Vale a pena dar uma
pesquisada, principalmente nos feitos a mão. Mas não se assuste, os
preços não são altos na maioria das vezes e, se não quiser fazer esse
investimento, sempre existem opções mais baratas. É sempre bom lembrar que navalhas exigem um pouco de habilidade, então é bom deixá-la para os barbeiros ou treinar muito e sempre ter cuidado!
Se você está se
perguntando sobre os barbeadores elétricos, eles são elétricos...
portando não estão 100% ecologicamente corretos, mas ainda são menos
danosos do que um descartável, que demora até 200 anos pare se decompor no meio ambiente!
2 - Lavar e deixar o rosto sobre vapor de água ou usar uma tolha quente para abrir os poros, o que proporciona um barbear que não irrita os folículos, caso contrário resultaria em irritações desconfortáveis como foliculite e pelos encravados!
3 - A lâmina deve ser limpa com água morna depois de cada passagem pela pele para tirar o excesso de pelos e creme, tornando o barbear mais eficiente. Se os pelos não forem retirados podem causar arranhões quando a lâmina voltar a pele!
4 - A espuma de barbear, acompanhado de óleos pré e pós-barba, evita a pele áspera com aparência de velha, deixando-a mais macia.
5 - Barbear no sentido contrário do pelo não faz a barba crescer mais rápido, isso é lenda! Mas, mesmo o barbear ficando mais prático, a lâmina deve ir no sentido de crescimento dos pelos, do contrário as chances de irritação aumentam!
6 - Quando terminar o barbear, lave o rosto com água fria para fechar os poros e, ou, use loção pós-barba que tem o mesmo efeito.
7 - Após barbear-se, evite usar cremes ou qualquer outro produto que não seja um pós-barba, isso pode irritar sua pele, infelizmente os protetores solares estão nessa lista, portanto fuja do sol! E se tiver cortado a pele, também não é indicado o banho de sol, pois ferimentos expostos ao sol podem causar manchas na pele!
8 - Por último, e não menos importante, fazer do barbear um hábito! Quem nunca chegou ao trabalho/ faculdade/festa e percebeu que a barba estava por fazer? Por isso que barbear deve tornar-se uma parte da nossa rotina!
Esperamos que as dicas tenham ajudado. Se tem alguma dica que queira compartilhar, é só comentar!